ELC Banner

À conversa com ...

Rita Bernardo

Portugal

 

Então, fale-me de si: de onde é?
Vivi sempre aqui em Cascais; sobre mim, bem, vou terminar este ano o meu curso de Jornalismo e esta é uma das razões porque vim para aqui, porque talvez queira ir fazer um mestrado no estrangeiro.

E quando é que começou a estudar no ELC?
Este ano, em setembro.

E porque é que começou a estudar aqui?
Porque eu tinha esta ideia de que queria ir para o estrangeiro para fazer um mestrado em Comunicação e Cultura e para isso tinha que melhorar o meu Inglês e tinha que ter certificados que mostrem que sei Inglês, por isso esta é uma das principais razões.

E porque é que gosta de estudar aqui?
Bem, gosto do facto de os professores serem realmente simpáticos e estarem sempre prontos a ajudar. São mesmo pessoas simpáticas e podemos facilmente falar com eles, o que é realmente bom. Temos uma boa relação de aluno-professor e também temos turmas pequenas e conhecemos bem as pessoas com quem estamos. Então, isto dá-nos mais confiança para expormos as nossas dúvidas.

Em que áreas é que fez maiores progressos?
Talvez na escrita e na gramática. A gramática era a minha pior parte, porque deixei de ter Inglês há três anos e fiquei mesmo enferrujada. Foi nesta parte que realmente melhorei.

E que conselho é que daria aos alunos mais novos da escola?
Que conselho…bem, estudar Inglês não é fácil, não é algo que se aprenda durante a noite, por isso temos que nos habituar à língua, ouvir música, ver filmes – isto ajuda mesmo muito. Por exemplo, uma ideia será pôr legendas em Inglês nos filmes e, quando não consegue apanhar tudo só a ouvir, pode ler. É uma sugestão muito útil e prática porque é uma língua, não se pode só estudar e memorizar.

Professor: Gerry Aldridge
Entrevistadora: Caroline Door